bella torre 6
A+ B-
Publicada em 01 de Agosto de 2014
Foto:

Ao longo do ano, as Secretarias Municipais de Assistência Social, de Indústria, Comércio e Turismo e de Trabalho, Emprego e Economia Solidária oferecem aos são-joseen­ses oportunidades de cursos profissionalizantes.

No ano de 2013, 4.580 pessoas foram beneficiadas pelos cursos, oficinas e serviços da Secretaria de Assistência Social. Entre esses, 2.571 foram idosos atendidos no Centro de Referência do Idoso, 630 adolescentes na Guarda Mirim e 548 no curso de Inclusão Digital.



Ao longo do ano, as Secretarias Municipais de Assistência Social, de Indústria, Comércio e Turismo e de Trabalho, Emprego e Economia Solidária oferecem aos são-joseenses oportunidades de cursos profissionalizantes.

 

Assistência social

No ano de 2013, 4.580 pessoas foram beneficiadas pelos cursos, oficinas e serviços da Secretaria de Assistência Social. Entre esses, 2.571 foram idosos atendidos no Centro de Referência do Idoso, 630 adolescentes na Guarda Mirim e 548 no curso de Inclusão Digital ministrados nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Através do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), mais de 460 cidadãos foram atendidos.

Neste ano, no primeiro semestre, mais de 1.870 pessoas já foram beneficiadas pelos programas da Assistência Social. Desses, 940 foram idosos, 269 pessoas no curso de Inclusão Digital, além da capacitação de 330 servidores. Através do SENAI Pronatec (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), mais 228 pessoas puderam concluir o curso de auxiliar administrativo, recursos humanos, soldador TIG em aço, soldador MIG e MAG e eletricista predial de baixa tensão.

O SENAC (Serviço Nacio­nal de Aprendizagem Comercial) Pronatec disponibilizou os cursos de manicure e pedicure, maquiador e auxiliar de recursos humanos e, através do SENAT Pronatec, foi possível oferecer o curso de arrumador e conferente de vagas.

Mais informações sobre outros cursos dessa Secretaria podem ser obtidas pelo telefone 3382-4035.

 

Indústria,

Comércio e Turismo

A parceria com o Governo do Estado garantiu a formação de 128 pessoas através do Programa Bom Negócio Para­ná. Voltado para capacitação com foco em gestão de negócios, as aulas do programa promovem o desenvolvimento econômico local dos municípios do Paraná por meio da capacitação, consultoria e acompanhamento de empreendedores, fortalecendo ini­ciativas que possam resultar na geração de novos negó­cios.

Por meio de capacitação o empresário é capaz de ava­liar previamente a real possibilidade de honrar os compromissos assumidos e consolidar seu empreendimento. Uma das principais propostas do curso é a orientação para a elaboração do Plano de Negócios, necessário para a obtenção de crédito e para a adequada aplicação dos recursos. Para informações sobre novas capacitações, entre em contato com a SICTUR pelo telefone 3381-5802.

 

Trabalho, Emprego e Economia

Solidária

Mais de 60 cursos profis­sionalizantes foram oferecidos pela Secretaria de Trabalho, Emprego e Economia Solidária em 2013 para 1.680 pessoas. No primeiro semestre de 2014, a Secretaria Municipal do Trabalho ofereceu 31 cursos para mais de 670 pessoas.

Alguns dos cursos oferecidos são constantes, ou seja, são formações que se repetem ao longo dos anos, como os cursos de mecânica básica, solda, operador de empilha­deira, inspetor de qualidade, logística industrial, porteiro e vigia, setor de qualidade, auxiliar administrativo. Outros cursos oferecidos foram os de cozinha, como salgados e docinhos, decoração de bolos, docinhos finos, pães e bolachas, pizza, bombons e, próximo ao natal, serão oferecidas aulas de panetones e roscas natalinas.

A Secretaria está com inscrições abertas para duas novas capacitações, os cursos de recepcionista e de recursos humanos, que iniciam nos me­ses de setembro e novembro, respectivamente. Para participar é necessário ter mais de 16 anos e ter o ensino médio concluído ou estar cursando. Mais informações: 3283-6800.

 



Mostra Comentarios