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Publicada em 22 de Abril de 2013
Manutenção das luminárias públicas do município funciona com sistema de georreferenciamento
Foto: Divulgação

Com fiscalização noturna e serviços preventivos caem os registros de reclamações e os moradores aprovam o novo método



A iluminação pública em qualquer cidade tem que ser pensada como importante fator de segurança pública e ferramenta para garantir qualidade de vida. Um dos serviços que mais preocupa a administração pública quando se fala em manutenção, são os reparos na iluminação pública.

 

As ações neste setor são fundamentais para o desenvolvimento social e econômico, além de ser um dos vetores mais importantes para segurança no trânsito, tráfego de pedestres, prevenção da criminalidade, atos de vandalismo e ainda, proporciona à população, a tranquilidade nas atividades de lazer, esporte e comércio no período noturno.
 

Para isso, a Prefeitura de Colombo, conta com um sistema de georreferenciamento que otimiza o tempo de manutenção das luminárias públicas, atendendo de forma mais eficiente as necessidades de cada bairro.
 

Com a implantação do sistema de controle da iluminação pública, a administração vem registrando queda no número de reclamações recebidas dos moradores que solicitam reparos em luminárias ou trocas de lâmpadas.

      
O município conta com mais de 18.400 postes, sendo que todos estão numerados. Esse sistema estabelece um canal de comunicação eficaz entre a população e a equipe prestadora de serviços de iluminação pública, em Colombo.
 

Cada ponto luminoso foi cadastrado no sistema, facilitando a localização do ponto com defeito no mapa georreferenciado o que proporciona mais agilidade no atendimento feito 24 horas através do sistema 0800.  
 

As equipes que estão em constantes deslocamentos, recebem as demandas em tempo real, através de um computador na unidade volante, e o tempo de demora para o reparo, na maioria das vezes, é apenas o deslocamento até o local da luminária com problemas. O retorno também é via online.
 

Outro aspecto que tem favorecido em muito, é que a empresa contratada mantém rondas preventivas e também na maioria das vezes antes mesmo do morador fazer a reclamação, o serviço já é executado.

 

Serviço
Para solicitar a troca de lâmpadas ou contribuir denunciando atos de vandalismos, basta entrar em contato na Central de Atendimento de Iluminação Pública da empresa Luminapar através do número 0800 720 2600. O serviço funciona 24 horas por dia.



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